Friday, November 6, 2009

A Natureza Humana é a maior biblioteca do mundo...

Actualmente, parece que estamos cada vez mais dispostos a deixar de ser Seres. Seres Humanos. Parece que agora somos uma espécie de Fazedores Humanos, Doutores Humanos, Construtores Humanos. Seres Humanos? Nah...O que é isso?
Infelizmente, qualquer dia deixamos de saber da nossa verdadeira e única identidade.
Hoje em dia, grande parte desta espécie é apanhada nas malhas do dever, da carreira, do protagonismo, do satus, etc... Malhas que exigem cada vez mais de nós, e que nos impedem se sermos genuinos. Simplesmente Seres! De darmos aos nossos, e ao próximo, tudo de maravilhoso de que somos feitos.
As crianças - se as houver - crescem com pais em modo part-time, ou nas escolas, ou na casa da vizinha, ou na casa dos avós. Familia? Só existe nas fotos lá de casa. Vê-los? Só em casamentos e funerais. É arrepiante... mas é verdade. Amigos? Poucos. Cada vez menos. Já não é preciso ter amigos. Só aqueles que são, ou que possam vir a ser convinientes. Para não falar nas redes sociais!
Nós agora, Fazedores Humanos, mais do que outra coisa qualquer. Preocupamo-nos em nos passear uns para os outros, como uns pavões. A ler o livro do momento, para podermos exibir a nossa mente brilhante a curto prazo. Atropela-se seja lá quem fôr para chegar onde se quer. Se possivel fazendo batota, para chegar lá mais depressa! Já não se constrói nada com ninguém, vai-se construindo, se não é com uma é com outra qualquer. Já ninguém fica ao nosso lado se perdermos tudo. Já ninguém gosta de animais por aquilo que são. Mas sim, pelo pedigree. Se for de raça, já merece atenção, inclusivé trelas e coleiras LoiusVitton. Já ninguém pára para acudir alguém em apuros. Como senão chagásse, andamos maravilhados com o nosso Umbigo. Que não passa de um buraquinho?! Mas há quem ache o seu enfadonho buraquinho a ultima Coca-Cola do deserto, e passe lá a vida com os cornos enfiados.
Que é feito de nós, Seres? ... Porque é que não dizemos o que sentimos ... Porque é que não fazemos o que queremos ... Porque é que não visitamos quem nos quer bem ... Porque é que não ajudamos quem precisa de nós ... However!

No comments: