Tuesday, December 11, 2012

O AMOR NÃO É SIMPLES



Não consigo encontrar um definição exacta do que é o amor, numa só palavra, ou numa só frase. Alguém consegue? É muito complexo.
A primeira coisa que nos ocorre, talvez seja, que é um sentimento bom. Ponto. Mas, será sempre bom?  Porque o amor tem inúmeras formas de manifesto. Constrói-se, destrói-se, se auto-destrói, aparece, desaparece, faz sorrir, faz chorar, enfim! O corpo que ganha, ou deixa de ganhar é muito vasto e imprevisível. A verdade é que o amor, está num pedestal. É um facto. E é lá que no fundo, gostamos e precisamos de acreditar que assim seja. Eu acredito na sua força universal. Acho que não há dúvidas. Porém, o difícil é defini-lo. Como definir algo que, hoje é uma coisa, e sem darmos por nada, amanhã pode ser outra! E vamos atrás! Hoje, podemos sentir algo, que amanhã já não sentimos mais...
Muitas vezes, e por acréscimo, esta instabilidade pode nos levar a assumir uma série de comportamentos desconhecidos até então. Como tudo na vida tem as duas faces da moeda, o amor também as tem. Falar no seu lado cor-se-rosa é fácil, todos sabemos como é delicioso, e é mesmo! Porém, como será o outro lado?? Logicamente se um lado é bom, o outro é mau.


Todos sabemos, mais não seja através dos media, dos trágicos contornos que o amor desmedido, orgulhoso ou sofrido pode ter. Ele pode ganhar carácter suicida, violento, auspicioso, e  até maléfico.


Não se pode pensar que se calhar sente amor ou pensa que sente amor. O amor não pode ser sentido com dúvida nenhuma, ou é, ou não é.
Eu custa-me acreditar que uma mãe que abandona o seu filho, o ame. Custa-me acreditar que o marido que espanca a mulher, quando não está nos seus melhores dias, a ame. Custa-me acreditar que alguém que não aceita o fim, não siga a sua vida, e destrua a sua e a da outra.
Chego à conclusão que nem todos nós sabemos amar, e é triste.
Para se saber amar, e sermos amados, sem dúvida temos que estar preparados para aceitar uma hipotética perda. Ou um hipotético fim... não me parece que se consiga recomeçar, alcançar, ultrapassar algo na vida, sem primeiro passar por uma perda ou um fim. Faz parte.
Saber amar...é saber de muitas outras coisas...
Temos que ser seres humanos muito completos, e muito equilibrados para alcançar este dominio...

No comments: